Valéria, Renata, Telma, Adriana e Giselle são estudantes de História da Universidade Tiradentes, responsáveis por esse blog, e a partir de agora, vão transmitir um pouco de seus conhecimentos relacionados à História.
Sobre Clio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiC3M70EcYAkEODBKOJwyvV_rAAD1WTTtvMkyijF5PkIpgvThGtTO2niiXOq2pShvCFQcuxcAKAOGlLyUIUGrmR5B7_bmKnwqFKh4YROFyWfEZxUn4iBzy0GtWlL5JPEPvi0du38EC2bnk/s400/Clio1.gif)
Clio é uma das nove musas, e, junto com as irmãs, habita monte Hélicon. Filhas de Zeus e Mnemósine, a memória. As musas reúnem-se, sob a assistência de Apolo, junto à fonte Hipocrene, presidindo às artes e às ciências, com o dom de inspirar os governantes e restabelecer a paz entre os homens.
Clio é a musa da história e da criatividade, aquela que divulga e celebra as realizações. Preside a eloqüência, sendo a fiadora das relações políticas entre homens e nações. É representada como uma jovem coroada de louros, trazendo na mão direita uma trombeta e, na esquerda, um livro intitulado "Thucydide" (ver Tucídides). Outras representações apresentam-na segurando um rolo de pergaminho e uma pena, atributos que, às vezes, também acompanham Calíope. Clio é considerada a inventora da guitarra. Em algumas de suas estátuas traz esse instrumento em uma das mãos e, na outra, um plectro (palheta). Um dos nove livros de Heródoto leva o nome de Clio em homenagem à deusa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário